- O objetivo aqui é colocar a importância da oxigenação sanguínea para mantermos o nosso corpo SAUDÁVEL.

- O conhecimento "liberta" e nos ajuda na prevenção de doenças.

Evite uma doença crônica!

NA LATERAL DIREITA DO BLOG VOCÊ ESCOLHE O ASSUNTO DA SUA PREFERÊNCIA. FELIZ SAÚDE !!!

sábado, 26 de julho de 2014

Ph - INTESTINO GROSSO



intestino grosso é um órgão que faz parte do sistema digestório. É o local de absorção da água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas e de alguns nutrientes que o intestino delgado não assimilou, é o local de armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão. O intestino grosso é a parte final do tubo digestivo.



Os restos de uma refeição levam cerca de nove horas para chegar ao intestino grosso, onde permanece por três dias aproximadamente. Durante este período, parte da água e sais é absorvida. Na região final do cólon, a massa fecal (ou de resíduos), se solidifica, transformando-se em fezes. Cerca de 30% da parte sólida das fezes é constituída por bactérias vivas e mortas e os 70% são constituídos por sais, muco, fibras, celulose e outros não digeridos. A cor e estrutura das fezes são devido à presença de pigmentos provenientes da bile.
 O lado direito do intestino grosso (ceco, cólon ascendente e parte do transverso) é responsável principalmente pela absorção de água das fezes (desidratação das fezes), tornando-as consistentes.
O cólon esquerdo (parte esquerda do transverso, descendente e sigmoide) serve de trajeto das fezes até sua chegada no reto (última parte do intestino grosso)

Nele distinguem-se três partes: 

 - O ceco é a primeira parte do intestino grosso, que recebe o conteúdo do intestino delgado.

- o cólon é a maior parte do intestino grosso.
Se subdivide em 4 partes:
 o cólon ascendente ou direito, o cólon transverso que atravessa a cavidade abdominal da direita para a esquerda, o cólon descendente  ou esquerdo e a curva signóide.
Quando o alimento chega ao cólon descendente, o bolo fecal permanece estagnado por muitas horas, preenchendo as porções da curva signóide e o reto.


- e o reto, que faz comunicar o cólon com o exterior através do orifício retal, que apresenta uma dilatação chamada ampola retal, cujo alargamento desencadeia o ato de defecação.

É a parte final do intestino grosso, e termina com o canal anal que se comunica com o exterior através do ânus, por onde são eliminados os resíduos fecais.

Glândulas da mucosa do intestino grosso, secretam muco, que lubrifica o bolo fecal, facilitando seu trânsito e sua eliminação.
A parte terminal do intestino grosso possui tecidos produtores de células que atuam na defesa do organismo.
O orifício retal encontra-se fechado por um músculo chamado esfíncter, situado à sua volta, em forma de anel.

 No intestino grosso os alimentos não digeríveis são acumulados, sendo-lhes absorvida a água. Também é aí que são armazenadas as fezes, antes de serem evacuadas.


Funções do Intestino Grosso

Absorção de água e de certos eletrólitos
Síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais
Armazenagem temporária dos resíduos (fezes)
Eliminação de resíduos do corpo (defecação)

http://www.sobiologia.com.br/
http://www.notapositiva.com/
http://equipedigestorio.blogspot.com.br/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
www.msd.pt